<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, janeiro 28, 2005

A Fraude do Lopes 

Está aí em marcha uma campanha (ainda antes da própria ter começado) para acabar com o Lopes. Agora, até as empresas de sondagens se juntaram para o prejudicar. Vaticinam-lhe o fim, prometem-lhe o resultado mais triste da história, auguram-lhe o enterro de uma carreira até aqui fulgurante. Mas, por uma vez, estou do lado do Lopes. Os estudos vão revelar-se uma fraude. É certo que, desde que se mudou para São Bento, o Lopes tem andado muito mais discreto. Mas garanto-vos que, a partir do próximo dia 20 do mês que vem, o Lopes voltará a liderar o ranking que mais importa. Nenhum político, como ele, terá tantas namoradas, tantas saídas nocturnas, tanta fotografia nas revistas do coração. Fará subir audiências com as suas prestações televisivas. Empolgará de vazio os próximos congressos laranjas. É que tempo não lhe faltará…

quarta-feira, janeiro 19, 2005

Há petróleo em São Bento 

O Lopes andava pelo jardim a coçar as chagas que lhe fustigam as costas quando viu uma mancha negra no chão. "Querem ver que parti outra vez a cabeça?!!!", exclamou o pobre Lopes. Mas não, afinal era petróleo. O Lopes exaltou-se, o Lopes saltou, o Lopes agradeceu aos céus, o Lopes pôs-se ao telefone. Horas depois o País saíu da crise: escalões do IRS reduzidos em Janeiro, duas novas pontes sobre o Tejo, TGV à vista, enfim, a crise acabou, o défice é história antiga e enterrada, contenção é palavra para botas de elástico e velhos do Restelo. O afortunado Lopes renascerá em Fevereiro para provar que fomos enganados por quem lhe quis mal.

segunda-feira, janeiro 17, 2005

Perdoem-me o cinismo... 

Mas custa-me engolir a história heróica do pequeno Martunis, o tal menino indonésio que dizem ter andado 19 dias sozinho a comer "massas cruas" e a beber "água das poças" no meio do cenário de devastação provocado pelo tsunami. Quanto a mim, o menino foi ajudado por alguém que, vendo-se incapaz de lhe garantir a sobrevivência, o encaminhou para o jornalista inglês que o encontrou. Não quer dizer que a história do rapaz que foi encontrado com a camisola da selecção portuguesa não seja dramática. Mas o futebol nacional pode apoiar mais crianças, não apenas este pequeno infeliz. Nestas alturas, os media pelam-se por um herói. Mas há milhares de pequenos heróis como o Martunis que merecem o mesmo tratamento.

sexta-feira, janeiro 14, 2005

Genial 

Ouvi há bocadinho um antigo ministro da Educação a quem um grupo de estudantes resolveu mostrar o rabo e que agora é director da Casa da Música a explicar o inexplicável. Diz o Couto que o cubo do Porto não só não está atrasado como não custa mais do que o inicialmente previsto. Ele próprio lembrou que a coisa já teve seis datas de abertura previstas e que custa perto de 100 milhões de euros, em vez dos 40 e tal previstos em 1999. Mas o problema é que o arquitecto (o Siza do costume) já tinha dito numa reunião inicial que a coisa ia demorar cinco anos. E também adiantou que os custos iam ser elevados. De maneiras que não sei quem mais delira, delirou e delirará no meio disto tudo: A extinta sociedade Porto 2001, a Câmara, o Governo, o empreiteiro, o arquitecto, o director, ou todos eles? Este país tem piada, ao menos isso.

terça-feira, janeiro 11, 2005

Eu confesso o meu mau feitio... 

... Mas a verdade é que não posso com o tipo. Aquela pose solene de quem está sempre a pronto a dar "tudo pela Nação, nada contra a nação" - e onde é que nós já ouvimos esta?- provoca-me urticária. Os fatos às riscas sublinham a suposta gravidade da criatura, mas ele está sempre pronto a transformar-se. Basta uma banca de feira para virar um homem do povo. E, no entanto, reconheço-lhe a capacidade de sobreviver a todos os vaticínios que o declaram morto e enterrado antes de cada eleição. Mas, desta vez ,Paulo Portas tem um aliado precioso. O Lopes, com os seus pôncios desbragados, os sarmentos mergulhadores e a sua inesgotável queda para a inconsistência e o disparate está a fazer tudo para dar votos ao PP. Eu próprio, se fosse laranja (cruzes credo!!!) votaria azul e amarelo nas próximas eleições. O Lopes é uma metáfora de uma país cheio de si mesmo que nunca vai chegar a lado nenhum. Um país que eu gostava de ver varrido em Fevereiro. Nesse mês vai haver festa no Largo do Caldas e a culpa é do Lopes.

segunda-feira, janeiro 10, 2005

Ao "Deixem Jogar o Mantorras" 

Desconfio que esse idólotra do jovem africano já não passeia por esta freguesia, mas deixo aqui a minha mensagem de parabéns por ter conseguido ver o seu jogador em acção. Foram quinze minutos de puro suspense: "Será que cai, será que o joelho se desintegra, querem ver que ele ainda acerta na bola...". Aí está o mantorras de volta ao campo verde. Foi mesmo a única alegria para o povo da águia naquele noite desgraçada. Aliás, o confronto entre Mantorras e Sá Pinto foi uma espécie de milagre da cirurgia VS maravilha da fisioterapia. Proponho a abertura de uma bolsa de apostas para adivinhar qual dos dois volta ao estaleiro mais depressa.

terça-feira, janeiro 04, 2005

Maravilha 

Ano novo, os mesmos escroques. Esse fidalgo que sopra na cana metálica diz que esta taberna já não tem categoria para o albergar e resolveu regressar à casa que o resgatou do anonimato e fez dele uma estrela no prédio onde habita, mais concretamente no 3º esquerdo. Mas como ele é uma criatura de fino recorte literário resolveu começar o ano a chafurdar na merda. Espero que tenha um 2005 bem recheado.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

on-line